Páginas

16/07/2013

Sua vida é medíocre

 Você poderia estar visitando reservas naturais, tirando fotografias perto de um lince ou de um mico leão dourado, montando em um elefante e percorrendo trilhas de esterco em savanas. Poderia estar ingressando em programas sociais que cuide de cães abandonados na rua. Poderia estar ganhando dinheiro com o que você ama.

 Poderia estar conhecendo a cultura de alguma tribo remanescente de Alagoas, aprendendo a usar Hashi, aprendendo Mandarim, Esloveno ou Persa. Poderia estar chegando nelas sem medo, e dizendo o que pensa sem receio. Foda-se se você tomou um não. Foda-se. Poderia estar acordando cedo, correndo três quilômetros pelo parque, e depois voltar pra casa e ler no portal de notícias a morte dos seus piores inimigos, enquanto você termina de enterrá-los no seu quintal. Estar aprendendo a trocar um pneu, a emendar dois fios, soldar uma peça, a caçar um urso para sua janta, a pescar um tubarão para seu almoço, a consertar seu chuveiro ou acender uma fogueira. Aprendendo a se alimentar como um lobo, saborear um belo vinho, a preparar os drinks mais transados da festa, a cozinhar como um chef, a criar um jardim e cuidar de sua própria horta, a cultivar a reputação do cara mais foda e cacetudo do teu bairro.

 Poderia estar fazendo um curso para aprender a dançar, a lutar Jiu Jitsu, a fazer abdominais do jeito certo, a fazer pestana corretamente, a ler uma cifra, a fazer montagens no Photoshop, a pagar suas próprias contas, a aprender algo que você goste ou tenha interesse, para trabalhar com algo que você goste.

 A fazer bem e fazer bem feito. A fazer correta e agilmente. A se arriscar! A aprender pelos seus erros! A regojizar da vida! A se tornar um ser humano com dignidade e de respeito! Ser independente! Auto-suficiente!

 Mas não, você continua acordando tarde durante as férias, abrindo e fechando os mesmos sites, assistindo um filme ou lendo um livro enquanto coça o saco, se masturba duas vezes seguidas e entope o reto de refrigerante e bolacha. E depois se vê solitário, desmotivado e deprimido. Olha pra você. Sua vida é medíocre. Você merece seu status. Porque você é medíocre e sua vida é medíocre. Com seus valores invertidos e errados, que fala que vai começar a botar em prática seus planos a partir de tal data, mas nada faz. E se faz, desiste tudo depois de uma semana.

 Você está preso dentro de si mesmo. Usar sua "condição econômica" ainda é uma boa desculpa, todavia não te isenta de teu fardo. A culpa não é dos seus pais, do seu chefe ou do "destino". A culpa é sua e somente sua. Você poderia e deveria mudar sua situação assim que descobrisse a origem dos seus problemas. Agora o peso é seu.

 Poderia estar saindo mais de casa, viajando mais, experimentando bebidas, drogas, e posições sexuais inconcebíveis na sua percepção. Simplificando a vida, não inventando desculpas. Apenas fazer. A tornar a vida mais excitante, sem roteirizar, sem programar, a viver novas experiências. Crescendo espiritualmente, mentalmente, individualmente, fisicamente e adquirindo cultura, conhecimento, sabedoria, realizando-se como ser humano. Aumentando seu vocabulário, sua dicção, sua confiança e sua felicidade.

 Você poderia estar sendo mais isso e menos aquilo. Não quero te deprimir, não abaixe a cabeça. Levante-a, e decida-se se vá lutar pelo o que você quer ou permanecer na inércia e na procrastinação. Comece aquilo que você desejaria ter começado há um ano atrás. O que te define é o que você faz diariamente. É tudo questão de tentar e não perder tempo e lutar para ser mais vivo, mais humano, e menos medíocre.

 E se você não puder fazer nada para mudar... paciência.