Páginas

12/08/2011

Guia e Dicas pra estudar inglês por conta própria

 Faz algum tempo que eu me interessei por estudar inglês. Assim como faz muito tempo que parei de estudar o idioma. O que pra mim parecia ser algo estupidamente fácil, se tornou "difícil". Difícil porque me faltou motivação e disciplina. Não é fácil ser auto-didata. No entanto, nesse tempo em que parei de estudar inglês, todo o material que reuni necessário para que eu pudesse estudar por conta própria está arquivado. Pesquisei o máximo possível e, no começo, eu, decidido erroneamente que estaria disposto a estudar inglês, comecei a catalogar todo o cronograma dos meus estudos.

 Portanto, já aviso: estudar por conta própria; ser um auto-didata não é tarefa das mais simples. Leve em conta o fato de que aprender o idioma inglês - assim como qualquer forma de estudo - por conta própria, requer muita motivação e disciplina. Se você acha que está apto para estudar por contra própria sem precisar pagar por cursos, é um risco seu. No entanto, estudar por conta própria não diz necessariamente que você não precise - ou não possa - pagar por um curso de inglês. O ideal seria pagar por um curso de inglês e estudar em casa com bastante frequência. Porém o objetivo desse texto é ajudar à pessoa que deseja estudar inglês de forma auto-didata, livrando-se de gastos econômicos.

 As dicas a seguir podem não ser as melhores ou a melhor forma de estudo, e não garanto que seguindo as mesmas o estudo será mais eficiente. Apenas elaborei este cronograma com base no que pesquisei e li a respeito. Fiquem com meu cronograma de estudos do idioma e aproveite pra pesquisar muito mais sobre o assunto:


Assista á seriados/filmes em Inglês com legendas em Português. Assistir á séries americanas conhecidas como House M.D ou Two And a Half Men ou programas de humor britânicos como Monty Phyton, te auxiliam bastante no aprendizado do inglês. Você pode assisti-las com legendas em inglês que você pode encontrar para download assim como assisti-las com legendas em Português. Além de aprimorar a sua familiarização com o idioma, ao assistir á episódios de séries ou filmes com legendas em inglês e depois em português, você ganha muita experiência com a língua, pois além de aprender a ler, também aprenderá a pronúncia das palavras.

Monty Phyton
Leia. A internet é um grande material para encontrar conteúdo em inglês. Desde fóruns até até blogs e sites noticiários, como New York Times, Los Angeles Times e IGN. Procure por livros em inglês também, e aprimore a sua leitura e vocabulário. Não se preocupe em tentar entender todas as palavras. Você não precisa de um dicionário de palavras do inglês para entender a língua. Afinal, você não aprendeu Português lendo o dicionário, não é?


Escute. Escutar programas de rádio e podcasts em inglês te auxiliam bastante no processo de compreensão do inglês. No começo é difícil, praticamente incompreensível, mas tudo é questão de costume. Músicas em Inglês também são indispensáveis, e você também pode ler e acompanhando sua respectiva letra, juntamente com sua tradução.

Dedicação, motivação e disciplina. Três itens essenciais das quais eu já citei acima. Seja dedicado. Mantenha sempre um horário reservado para o estudo do idioma, e se entregue totalmente a ele. Haja como se você se fosse uma criança de três anos americana descobrindo o seu respectivo idioma. Seja motivado. Tenha um por quê de estudar a língua. E nunca se esqueça desse motivo. E tenha disciplina. Estude 50 minutos por dia. Não sobrecarregue seu cérebro. Você não irá aprender tudo de uma vez se estudar direto. Descanse sua mente após estudar no máximo uma hora. Você também não precisa estudar todos os dias. Você pode, por exemplo, á cada dois ou três meses, deixar de estudar por uma semana para seu cérebro absorver melhor tudo o que você estudou.

Pense e fale em inglês. Faça isso apenas quando você já estiver bem familiarizado com o idioma. Sempre que possível, pense e fale em inglês. Se possível, arrume algum parceiro que também estude inglês pra sempre trocar informações e falar na língua junto com ele.

Escreva em Inglês. Crie diálogos, textos e poste em fóruns de internet em inglês. Você pode traduzir ou inventar diálogos e textos aleatórios que ouviu ou leu por aí. Treinar a escrita é essencial.

Obtenha mais ajuda, dicas e opiniões e se caso lhe for conveniente, faça cursos de inglês online que sejam confiáveis; gratuitos ou pagos.


Links:


Dicionário de pronunciação de palavras ->  HowJsay
Curso completo de inglês com plano gratuito e pago -> Livemocha
Curso grátis para aprimorar a sua leitura, vocabulário, escrita e audição do inglês. Também com planos pagos -> LingQ
Curso pago -> EnglishTown 
Blog com muitas dicas e guias pra aprender inglês -> English Experts
Site de uma professora de inglês brasileira que mora na Grã-Bretanha -> InglesJa
Várias dicas e guias para aprender Inglês -> Tecla Sap
Blog completo com dicas para estudar o idioma -> Dicas Inglês


Lembre-se: você não aprenderá Inglês rapidamente. Estude da mesma forma que você aprendeu o seu idioma nativo. Seja determinado. Seja seu próprio professor.